sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Igreja portuguesa… “bastante sossegada”


A Igreja portuguesa aparece «bastante sossegada», diz D. António Couto em entrevista à revista “Além-Mar”, que aqui deixamos numa pequena parte do seu todo. É urgente «defi­nir estratégias missionárias para levar o Evangelho às pessoas».

… como está a Igreja na sua actividade evangelizadora e missionária, e a nível externo, como se envolve na missão «ad gentes»?

A nível interno e no que à actividade missionária diz respeito, a Igreja por­tuguesa tem estado e permanece bas­tante sossegada, no mau sentido, limi­tando os seus esforços a uma pastoral de manutenção, alimentando apenas, e cada vez com maiores dificuldades, os ministérios tradicionais. Ora, outras Igrejas do continente europeu têm ad­vertido … que «uma pastoral que vise apenas a manutenção da fé e o cuidado pastoral da comunidade cris­tã não é suficiente», acrescentando logo que «é necessária uma pastoral missionária que anuncie novamente o Evangelho». Entenda-se bem que anunciar novamente o Evangelho não passa por servir um Evangelho requentado, mas de um verdadeiro primeiro anúncio (o anúncio verdadeiro é sempre primeiro!), com o coração a arder e os lábios a ferver.

D. António Couto, Bispo Auxiliar de Braga e Presidente da Comissão Episcopal das Missões in Revista “além-mar”, nº 573, anoLII, pg.16

Sem comentários:

Em comunhão com o Santo Padre, percorremos nós também a Via Sacra, para agarrar-nos ao madeiro da Cruz, ao longo do mar da vida, e sobretudo...