segunda-feira, 8 de outubro de 2012

 
CATEQUESE DE AROUCA
 
Inicio da actividade catequética em Arouca no dia 13 de Outubro de 2012
 
09H30: acolhimento do 1º ano e visita das salas
10H00: acolhimento do 2º ao 10º ano.                
 
 
Homenagem  ao Professor Doutor Arnaldo de Pinho
 


 
      Real Irmandade promove homenagem ao Cónego Arnaldo de Pinho
No próximo domingo, dia 14 de outubro, por ocasião do 2º dia do irmão, a Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda de Arouca vai realizar uma homenagem ao Prof.Dr. Arnaldo de Pinho.
Além de Juiz desta centenária Instituição, desde 1988,tendo substituído no cargo a D.Domingos de Pinho Brandão, o Dr. Arnaldo é também Presidente do Cabido da Sé do Porto e professor Catedrático da Faculdade de Teologia da Universidade Católica, recentemente jubilado.
Além da Celebração Eucarística na igreja do Mosteiro de Arouca, presidida pelo Bispo auxiliar do Porto, D.João Lavrador e animada pelo Grupo Coral de Urrô, acompanhado ao órgão de tubos pelo seu organista titular, Nicolas Roger, com transmissão em direto pela Rádio Regional de Arouca, no programa da homenagem consta também um almoço de homenagem e convívio no antigo refeitório do Mosteiro.
A sessão solene propriamente dita da homenagem terá lugar na Sala do Capítulo e constará de uma palestra sobre “O homem do pensamento”, da entrega de um retrato do homenageado oferecido pela Real Irmandade, da oferta de um “Cristo” pela Fundação José Rodrigues e por um momento musical pela Fundação do Conservatório de Gaia.
Seguir-se-á o lançamento do livro “Obras escolhidas de Arnaldo de Pinho” numa edição da Universidade Católica.
A sessão terminará com um Concerto público no cadeiral do Mosteiro de Arouca composto pela participação de Nicolas Roger, Ivo Brandão, Quinteto de Metais da Banda Musical de Arouca e Orfeão de Arouca.
Para esta sessão foram convidadas diversas individualidades, não só de Arouca, como da Universidade Católica e do âmbito do relacionamento do homenageado.
José Cerca

 
" O homen deixará pai e mãe para se unir à sua esposa, e os dois serão uma só carne "




Para a Igreja o casamento é um sacramento onde a vocação é amar, e neste acto de amar revela-se o amor infinito de Deus para cada um de nós. Jesus não inventou o casamento; mas pela toda a sua existencia e a entrega da sua vida, ele mostrou o sentido profundo do amor através do sim dos noivos no dia do casamento. É a descoberta maravilhosa da sua fé no ser amado, é a descoberta da sua fé em Deus que alimenta este amor.

ANO DA FÉ

No próximo dia 11 de outubro de 2012 iniciar-se-á em todo o mundo católico o “Ano da Fé”, convocado por Bento XVI para assinalar o 50º aniversário do Concílio Vaticano II e o 20º aniversário da promulgação do Catecismo da Igreja Católica. O objetivo deste Ano da Fé, que terminará a 24 de Novembro de 2013, é fortalecer a fé dos católicos e atrair o mundo à fé através do seu exemplo.

Efetivamente, enquanto no passado era possível reconhecer-se um ambiente cultural, amplamente aceite nas suas referências ao conteúdo da fé e aos valores inspirados por ela, hoje já não parece que seja assim em vastos setores da sociedade, por causa de uma crise profunda da fé que afeta muitas pessoas. Por isso, o Papa convida “a uma autêntica e renovada conversão, ao Senhor, único Salvador do mundo”. O objetivo principal deste ano é que cada cristão “possa redescobrir o caminho da fé para testemunhar com clareza a alegria e o entusiasmo renovado do encontro com Cristo”.

Para ajudar a viver este ano o Bento XVI escreveu a Carta Apostólica “Porta Fidei” para ajudar os cristãos a intensificar a celebração da fé na liturgia, especialmente no Eucaristia; dar testemunho da própria a fé; e a redescobrir os conteúdos da fé, expostos principalmente no Catecismo.

Baseado neste documento de Bento XVI numerosos têm sido as cartas pastorais escritas pelos Bispos aos fiéis da suas Dioceses convidando-os a viverem intensamente este Ano da Fé.

Na Diocese do Porto a convocação dos diocesanos para o Ano da Fé terá lugar no próximo dia 4 de novembro, iniciando-se por toda a Diocese as “Jornadas Vicariais da Fé” a partir do dia 10 de Novembro. Na Vigararia de Arouca-Vale de Cambra essas Jornadas terão lugar a 5 e 6 de Janeiro de 2013.

José Cerca 
 

Sem comentários:

Em comunhão com o Santo Padre, percorremos nós também a Via Sacra, para agarrar-nos ao madeiro da Cruz, ao longo do mar da vida, e sobretudo...