sexta-feira, 27 de abril de 2012

Avisos 241 (29 abril 2012)

AVISOS COMUNS A TODAS AS PARÓQUIAS

O programa das cerimónias em Honra da Rainha Santa Mafalda, a ter lugar na próxima quarta-feira, dia 2 de Maio, é o seguinte: 9h - Alvorada; 9h30 - Desfile da Banda Musical de Arouca através da Av. 25 de Abril; 10.45h - Acolhimento dos fiéis e devotos com concerto de órgão na igreja do Mosteiro; 11h - Missa solene presidida pelo Bispo Auxiliar do Porto, D. João Lavrador; 15h - Concerto pela Banda Musical de Arouca no Terreiro de Santa Mafalda; 17h - Cerimónias religiosas com procissão solene pelas ruas de Arouca, com a representação das Irmandades e Confrarias do Concelho de Arouca e da Irmandade do Mosteiro de Lorvão; 18h30 - Continuação do concerto no Terreiro de Santa Mafalda. As paróquias estarão representadas na festa com a Cruz Paroquial.

A nossa Diocese do Porto promove no dia 17 de maio, uma quinta-feira, no Seminário de Vilar no Porto, um “Encontro de Cuidadores dos Bens da Igreja”. O encontro será das 14h até ao final da tarde. Este encontro tem como público-alvo os párocos, sacristães, comissões fabriqueiras, zeladores, mec e voluntários. A participação é gratuita, mas quem quiser fazê-lo deve inscrever-se até ao dia 10 de maio. Este encontro é para dar formação no âmbito da segurança, cuidado e preservação dos espaços das igrejas e dos seus bens.

Como foi avisado, os acólitos da nossa vigararia de Arouca Vale de Cambra irão participar na próxima terça-feira, dia 1 de maio de 2012, na Peregrinação Nacional dos Acólitos a Fátima. Das paróquias confiadas ao padre Paulo, participarão da peregrinação 24 acólitos e 34 acompanhantes (Moldes: 15 acólitos e 21 familiares; Canelas: 4 acólitos e 3 familiares; Espiunca: 4 acólitos e 9 familiares; Cabreiros: 1 acólito e 1 familiar). A saída será às 7h. Tinha sido combinado que a saída seria de junto do Mosteiro; no entanto, como decorrem ainda as obras na avenida 25 de abril, que impedem os autocarros de chegarem junto do Mosteiro, os mesmos partirão do largo da feira. Estava prevista a participação do pároco na peregrinação; no entanto, por imperativo de força maior, a mesma não será possível.

Aproxima-se o mês de Maio, mês de Maria, a Mãe de Jesus e Nossa Mãe! A oração do Terço pode ser pessoal, mas também pode ser comunitária. Como habitualmente, serão muitos os espaços e lugares, concretamente as nossas Igrejas e Capelas, a receberem os paroquianos para esta oração. Porque não convidar aqueles que andam mais afastados e esmorecidos na sua fé?

Questionado sobre o facto de haver alguns paroquianos que terminaram os 10 anos de catequese e outros que têm participado dos grupos de catequese de adultos, e que assim se têm reparado para o Sacramento da Confirmação, o senhor Bispo disse ao pároco que pretende realizar as visitas pastorais às paróquias do concelho de Arouca no decorrer do próximo ano pastoral.

Como foi avisado, as coletas das Eucaristias deste Domingo, Dia de Oração pelas Vocações, são para a obra das vocações.


MOLDES

Eucaristia: Capela de Fuste – quinta-feira às 18h.

Durante o mês de Maio, no centro de culto da Ponte de Telhe, há o costume de realizar procissões com o andor de Nossa Senhora de Fátima entre os vários lugares circundantes da Capela. Durante este mês, todas as celebrações, Eucaristia ou Celebração da Palavras, serão sempre ao sábado, pelas 21h, no final de cada procissão. Mais se avisa que, as pessoas dos vários lugares interessados em receber a visita da imagem de Nossa Senhora de Fátima devem procurá-la na Escola Primária, local onde têm decorrido as celebrações.

O Contributo Penitencial de 2012 da nossa paróquia continua a crescer. Entregaram mais 13,74€. O total é assim de 158,32€.

CANELAS

Eucaristia: Capela de Nossa Senhora dos Anjos – quarta-feira às 18h.

À imagem do ano passado, gostaríamos de convidar os doentes e mais idosos da paróquia para a celebração da Santa Unção. Pedimos às famílias que transmitam aos MEC ou ao pároco a intenção de participação no sacramento. A celebração será no próximo Domingo, dia 6, no decorrer da Eucaristia das 13h.

ESPIUNCA

Eucaristia: Capela de Serabigões – quarta-feira às 19h. No próximo domingo, 6 de maio, o encontro dominical das 11.30h na Igreja Paroquial será orientado pelos Animadores das Assembleias Dominicais na Ausência do Presbítero.

Encontro: Catequese de Adultos – sexta-feira às 21h.

Palavra de estima a todos os que celebraram o Sacramento da Santa Unção.

JANARDE

Avisos comuns.

CABREIROS

Eucaristia: Capela de Tebilhão – sexta-feira às 18h.

ALBERGARIA DA SERRA

Avisos comuns.

Sem comentários:

Em comunhão com o Santo Padre, percorremos nós também a Via Sacra, para agarrar-nos ao madeiro da Cruz, ao longo do mar da vida, e sobretudo...