terça-feira, 30 de março de 2010

Quinta-feira Santa - Missa da Ceia do Senhor

Acabou a Quaresma e começou o Tríduo Pascal

A Missa na Ceia do Senhor é como que o pórtico de entrada e a Introdução ao Tríduo Pascal. Tríduo, significa três dias: o dia da paixão, o dia da sepultura e o dia da Ressurreição. Antes deste caminho, Jesus sentou-se à mesa com os Doze para celebrar a Páscoa. Por isso a Missa da Ceia, com a instituição do sacerdócio, a proclamação do mandamento novo e o rito do lava-pés é a celebração sacramental daquilo que Jesus realizaria na sua carne: o Dom do sua entrega, no corpo dado e no sangue derramado.

O gesto do Lava-pés

Tendo amado os seus que estavam no mundo, levou até ao extremo o seu amor por eles. Ao contrário dos outros Evangelhos, como se sabe, João não se detém a narrar a instituição da Eucaristia, mas demora-se no gesto do lava-pés. Esta iniciativa de Jesus que surpreende Pedro, antes de ser um exemplo de humildade proposto para nossa imitação, é revelação da radical condescendência de Deus para connosco. De facto, em Cristo foi Deus que e despojou a Si mesmo e assumiu a condição de servo até à extrema humilhação da Cruz, para abrir à humanidade o acesso à intimidade da vida divina.

Sem comentários:

Em comunhão com o Santo Padre, percorremos nós também a Via Sacra, para agarrar-nos ao madeiro da Cruz, ao longo do mar da vida, e sobretudo...