segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Calendário do Curso para matrimónio de Arouca / Vale de Cambra do ano 2013/2014

Os noivos que pretendam casar até julho de 2014 devem fazer a sua inscrição até dia 28 de março de 2013. O CPM vai decorrer no auditório de Santo António em Vale de Cambra (centro) e a primeira sessão será no dia 12 de abril de 2013 as 21H00. (para mais informação, visualizar a secção CPM e matrimónio, no lado direito deste blogue).

ESCOLA VICARIAL DE FORMAÇÃO CRISTÃ

Os desafios do Concílio Vaticano II

Com a presença do sr. Bispo do Porto, D.Manuel Clemente, teve início do dia 18 de janeiro, no Salão paroquial de Mansores, o primeiro de 9 encontros que constituem o Curso deste ano, centrado no Concilio Vaticano II.
Ocorrendo este ano o 50º aniversário do Concilio Vaticano, os temas a serem abordados, ao longo destes encontros, centrar-se-ão nos quatro grandes documentos saídos deste Concílio, nomeadamente, sobre a Igreja (Lumen Gentium), sobre a Revelação (Dei Verbum), sobre a Liturgia (Sacrossantum Concilium) e sobre a relação Igreja e o mundo contemporâneo (Gaudium et Spes).
Foi sobre este último documento conciliar que D.Manuel centrou a comunicação deste primeiro encontro.
Iniciando a abordagem ao tema com uma atitude muito pedagógica, o Bispo do Porto começou por fazer uma breve referência aos 21 concílios ecuménicos realizados até hoje na Igreja, apresentando também alguns dados curiosos sobre o Papa João XXIII que o iniciou a 11 de Outubro de 1962.
Depois de referir os quatro grandes documentos (Constituições pastorais) saídos deste Concilio, D.Manuel escolheu 5 pontos da Constituição “Alegria e Esperança” (Gaudium et Spes) para falar da extraordinária importância deste Concílio nomeadamente sobre as relações entre a Igreja e o Mundo contemporâneo.
Efetivamente neste documento a Igreja dirige-se não apenas aos cristãos, mas a todos os homens, abarcando em si “as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem”.

Alguns dos encontros desta Escola Vicarial decorrerão alternadamente em Arouca e Vale de Cambra, tendo lugar em Mansores os encontros comuns a ambas as comunidades cristãs.
O próximo encontro terá lugar nos dias 24 e 25 de janeiro, respetivamente em Vale de Cambra e Arouca e abordará o documento conciliar sobre a renovação da Liturgia, a cargo do Dr. João Peixoto e do beneditino Fr.Bernardino Costa.

José Cerca

Sem comentários:

Em comunhão com o Santo Padre, percorremos nós também a Via Sacra, para agarrar-nos ao madeiro da Cruz, ao longo do mar da vida, e sobretudo...