sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Epifania do Senhor


A Epifania do Senhor (do grego: Ἐπιφάνεια, : "a aparição; um fenômeno miraculoso") é uma festa religiosa cristã que celebramos no dia o6 de janeiro, ou seja, doze dias após o Natal, porém, a partir da reforma do calendário litúrgico em 1969 passou a ser comemorada 2 domingos após o Natal.
A Epifania representa a manifestação de Jesus Cristo como o enviado de Deus Pai, quando o filho do Criador dá-se a conhecer ao Mundo. Na narração biblíca Jesus deu-se a conhecer a diferentes pessoas e em diferentes momentos, porém o mundo cristão celebra como epifanias três eventos: a Epifania propriamente dita perante os magos do Oriente (como está relatado em  Mateus ( 2, 1-12) e que é celebrada no dia 06 de Janeiro; a Epifania a João Batista no rio Jordão; e a Epifania a seus discípulos e início de sua vida pública com o milagre de Caná quando começa o seu ministério.
No sentido literário, a "epifania" é um momento privilegiado de revelação. Pois Deus revela-se ao mundo e cabe-nos a nós acolher com todo o coração e anunciar a boa nova da sua vinda.

Avisos
 Convite para as Jornadas Vicariais da Fé - Arouca/Vale de Cambra.
 Nos dias 05 e 06 de Janeiro, a Vigararia de Arouca/Vale de Cambra celebrará as Jornadas da Fé no Santuário de Santo António, em Vale de Cambra

Sábado - Dia 05 de Janeiro:
15h - Abertura
15h/16h - Testemunhos - "O Mistério Pascal"
16h - Momento musical
16h05 - Testemunhos - "O Corpo Eclesial de Cristo"
16h45- Momento lúdico
16h55 - Testemunhos -"Vida em Cristo"
17h25 - Momento lúdico
17h35 - Testemunhos - "Conhecendo a Deus no amor fraterno"
18h05 - Momento lúdico
18h15 - Testemunhos - "Rezar Cristãmente"
18h45 - Credo
21h00 - Vigília de Oração

Domingo - Dia 06 de Janeiro
15h00 - Eucaristia - Santuário de Santo António


CONCERTO EM DIA DE REIS

Terá lugar Domingo, pelas 15.30h, no cadeiral do Convento de Arouca, , um Concerto de órgão, de polifonia e arte, no fim do qual se seguirá uma visita à exposição “Da Anunciação à Redenção” com peças do escultor José Rodrigues, na Sala do Capítulo.(organização da Real Irmandade Rainha Santa Mafalda).

Sem comentários: