quinta-feira, 3 de março de 2011

Avisos (6 Março 2011)

AVISOS COMUNS A TODAS AS PARÓQUIAS

O tempo da Quaresma, tempo de preparação para a celebração da Páscoa, começa na próxima Quarta-feira, dia conhecido como Quarta-feira de Cinzas. A Igreja propõe que, durante este tempo da Quaresma, os cristãos realizem práticas penitenciais. Além da oração e da esmola, propõe-se:
* O JEJUM é obrigatório para todos dos 18 aos 59 anos em Quarta-feira de Cinzas e Sexta-feira Santa, e consiste na privação de alimentos ou bebidas, em quantidade e qualidade… na disciplina tradicional da Igreja, o jejum fazia-se limitando a alimentação diária a uma única refeição e a permissão para a toma de alimentos ligeiros às horas das outras refeições.
* A ABSTINÊNCIA é obrigatória para todos os fiéis a partir dos 14 anos em todas as Sextas-feiras do ano e em Quarta-feira de Cinzas e Sexta-feira Santa, e consiste na escolha de uma alimentação simples e pobre e a renúncia ao luxo e ao esbanjamento; a concretização da abstinência na disciplina tradicional da Igreja era a abstenção de carne. Será muito aconselhável manter esta forma de abstinência, mas poderá ser substituída pela priva­ção de outros alimentos e bebidas, sobretudo mais requintados e dispendi­osos ou da especial preferência de cada um.
* Estas determinações apenas se apli­cam em condições normais de saúde, estando os doentes, por conseguinte, dis­pensados da sua observância.

No presente ano, vai-se realizar o recenseamento geral da população e habitação: Censos 2011. Esta operação estatística realiza-se de dez em dez anos, e consiste na recolha de dados fundamentais para o conhecimento das características da população e da habitação em cada país. Os questionários vão ser distribuídos a partir de 7 de Março e começarão a ser recolhidos a partir de 21 de Março. O recenseador do INE vai entregar aos alojamentos os questionários em papel e um envelope fechado com o código de acesso seguro, que permitirá responder comodamente pela internet.

A coordenação concelhia do Projeto “Limpar Portugal” (com a colaboração de CEFUC, AFN e AFEDV), vai levar a efeito, no dia 12 de Março, próximo Sábado, pelas 14.30h no auditório dos Bombeiros Voluntários de Arouca uma palestra sobre as plantas invasoras, nomeadamente as mimosas que ocupam já largas manchas no território arouquense, sobretudo à beira de estradas e de cursos de água. Chamar a atenção para os malefícios desta planta no equilíbrio da biodiversidade e demonstrar algumas técnicas para o controlo da sua expansão, são os principais objetivos desta palestra que consideramos de interesse geral e, de uma maneira especial, para os pescadores, caçadores, apicultores e para todas as pessoas que possuam tais plantas nas suas propriedades. Após a palestra será feita uma demonstração no monte da Senhora da Mó, no sentido de se controlar a expansão deste tipo de invasoras.

Na proposta vicarial de formação para os catequistas, realiza-se no próximo Sábado, 12 de Março, às 14h, no Salão Nobre da Paróquia de Arouca, um encontro sobre a Oração, destinado a todos os catequistas. Não é preciso inscrição.
...
MOLDES

Eucaristia: Igreja Paroquial – Quarta-feira (… de Cinzas) às 21h; Capela de Fuste – Quinta-feira às 17h.
...
Os Mordomos da Festa a Santo António pedem para avisar que o habitual leilão das orelheiras será realizado hoje, Domingo, 6 de Março, pelas 15h, no adro da Igreja Paroquial. E pedem que os paroquianos ofereçam as orelheiras para o leilão.

CANELAS

Eucaristia: Quarta-feira (… de Cinzas), às 17h, com a imposição das cinzas.

ESPIUNCA

Eucaristia: Capela de Serabigões – Quarta-feira (… de Cinzas) às 18h; Capela de Vila Viçosa – Sábado às 17h (imposição das cinzas). No próximo Domingo, 13 de Março, na Igreja Paroquial (11.30h), haverá a Celebração da Palavra orientada pelos Animadores das Assembleias Dominicais na Ausência do Presbítero, que farão também a celebração de imposição das cinzas.

JANARDE

No próximo Domingo, 13 de Março, por ocasião do 1º Domingo da Quaresma, nos encontros comunitários da nossa paróquia, na Igreja Paroquial às 8.30h e na Capela de Silveiras às 10.30h, faremos a celebração de imposição das cinzas.

Pela desistência de alguns dos membros já nomeados em 2010, a nova lista dos Mordomos da Festa do Senhor, a ter lugar em 22 de Maio próximo, é a seguinte: Juíz – Joaquim Gomes (Telhe); Mordomos – José da Conceição Rodrigues (Silveiras), António Martins Gomes (Silveiras) e Custódio Duarte Martins (Meitriz).

CABREIROS

Eucaristia: Capela de Tebilhão – Sexta-feira às 17h.

No próximo Domingo, 13 de Março, por ocasião do 1º Domingo da Quaresma, na Celebração da Palavra às 10h, orientada pelos Animadores das Assembleias Dominicais na Ausência do Presbítero, faremos a celebração de imposição das cinzas.

ALBERGARIA DA SERRA

No próximo Domingo, 13 de Março, por ocasião do 1º Domingo da Quaresma, na Celebração da Palavra às 8.30h, orientada pelos Animadores das Assembleias Dominicais na Ausência do Presbítero, faremos a celebração de imposição das cinzas.

Sem comentários: