sábado, 20 de fevereiro de 2010

Avisos (21 Fevereiro 2010)

AVISOS COMUNS A TODAS AS PARÓQUIAS

No âmbito da Missão 2010, pedida pelo nosso Bispo D. Manuel Clemente, e durante o tempo da Quaresma, pedimos aos paroquianos que construam cruzes. Podem ser grandes ou pequenas, de qualquer material ou feitio. Depois, somos convidados a colocá-las à porta de casa, numa janela, à beira de um caminho, etc. O que importa é que o sinal da Cruz possa tocar interiormente quem quer que a contemple. Quem não puder fazer uma cruz, pode ainda colocar um pano roxo, sinal de recolhimento interior. A Cruz ou o pano roxo também fazem parte da Missão.

A assessoria vicarial da liturgia convoca os Directores de Coros e Organistas da nossa Vigararia de Arouca – Vale de Cambra para um novo encontro a realizar no dia 27 de Fevereiro, próximo Sábado, no Auditório do Santuário de Santo António, em Vale de Cambra, pelas 21h.

Todos os anos, somos convidados a fazer a nossa renúncia quaresmal. O senhor Bispo, à imagem do ano passado, pediu que a renúncia desta Quaresma fosse encaminhada para o Fundo Social Diocesano, com o intuito de ajudar a muitas situações de carência, na Diocese ou fora dela. Por isso, cada pessoa pode entregar ao pároco a sua renúncia quaresmal para ser entregue ao senhor Bispo na Páscoa.

A Igreja propõe que, durante o tempo da Quaresma, se realizem práticas penitenciais. Além da oração e da esmola, propõe-se:
· O JEJUM é obrigatório para todos dos 18 aos 59 anos em Quarta-feira de Cinzas e Sexta-feira Santa, e consiste na privação de alimentos ou bebidas, em quantidade e qualidade… na disciplina tradicional da Igreja, o jejum fazia-se limitando a alimentação diária a uma única refeição e a permissão para a toma de alimentos ligeiros às horas das outras refeições.
· A ABSTINÊNCIA é obrigatória para todos os fiéis a partir dos 14 anos em todas as Sextas-feiras do ano e em Quarta-feira de Cinzas e Sexta-feira Santa, e consiste na escolha de uma alimentação simples e pobre e a renúncia ao luxo e ao esbanjamento; a concretização da abstinência na disciplina tradicional da Igreja era a abstenção de carne. Será muito aconselhável manter esta forma de abstinência, mas poderá ser substituída pela priva­ção de outros alimentos e bebidas, sobretudo mais requintados e dispendi­osos ou da especial preferência de cada um.
Estas determinações apenas se apli­cam em condições normais de saúde, estando os doentes, por conseguinte, dis­pensados da sua observância.

MOLDES

Eucaristia: Capela de Fuste – Quinta-feira às 17h; Igreja – Sexta-feira às 17h.

A ADRIMAG, a Associação Geoparque Arouca e a Câmara Municipal de Arouca, convidam toda a comunidade para uma sessão de apresentação do projecto “Geo(Des)envolver”, que terá lugar no próximo dia 26 de Fevereiro (próxima Sexta-feira), pelas 20h30, na Sede da Junta de Freguesia de Moldes. Esta acção tem como objectivo recolher e valorizar as práticas em torno da produção de broa caseira, promovendo a transmissão dos saberes tradicionais das gerações mais velhas para as gerações mais novas. Pretende-se ainda proporcionar à população um maior conhecimento sobre o Geoparque Arouca, especialmente do fenómeno geológico denominado de “Pedra Boroa”. A colaboração de todos é fundamental para a concretização deste projecto. Participe.

CANELAS

Reunião: Catequese de Adultos – Quarta-feira às 21h.

O pároco pretende visitar os doentes e idosos da nossa paróquia na próxima Quarta-feira, dia 24 de Fevereiro: a partir das 10h, passará pelos lugares de Gamarão, Vilarinho e Além do Ribeiro. A partir das 14h, os restantes lugares da paróquia.

CABREIROS

Eucaristia: Capela de Rio de Frades – Sábado às 18h; nesse dia, faremos a Celebração das Cinzas, como início da Quaresma; Igreja Paroquial – Domingo às 14.30h.

ALBERGARIA DA SERRA

Eucaristia: Domingo às 8.30h.

ESPIUNCA

Reunião: Catequese de Adultos – Sexta-feira às 21h.

O pároco pretende visitar os doentes e idosos da nossa paróquia na próxima Quinta-feira, dia 25 de Fevereiro: a partir das 9h. A visita começará no lugar de Ponta do Rego e terminará em Vila Viçosa.

1 comentário:

UMA PAROQUIANA DE ESPIUNCA disse...

Boa noite
depois de ver aqui o pedido do senhor Bispo do Porto neste tempo de quaresma apetece-me perguntar sobre uma coisa que me deixou estranha para nao dizer indignada
Então o senhor padre aceita de bom grado que a comisao de festas de S. plagio em Vila Viçosa va fazer um baile em tempo de quaresma para fazer receitas pra festa da terra
Se fosse o clube ou uma entidade particular ainda que vá agora uma entidade religiosa logo a dar o mau exemplo do que nao se deve fazer, é lamentavel, mas hoje ja nada se respeita nem a propria igreja
será que em Vila Viçosa nao tinham tempo entre o fim da quaresma e a data da festa para fazer essas coisas que são precisas e nao estou contra, mas neste tempo e sendo logo a propia comissão é muito reprovável
mas como diz o povo os actos sao de quem os pratica so espero que o senhor Padre nao va contra as orientaçºoes do nosso bispo

Em comunhão com o Santo Padre, percorremos nós também a Via Sacra, para agarrar-nos ao madeiro da Cruz, ao longo do mar da vida, e sobretudo...