sexta-feira, 1 de julho de 2011

Escola de Órgão da Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda


1ªAUDIÇÃO DE ORGÃO
Tendo sido investidos 380 mil euros no último restauro do órgão de tubos do Mosteiro de Arouca e cujo concerto de inauguração desse restauro teve lugar em Maio de 2009, Arouca ficou mais valorizada no seu património e com excelentes condições para promover eventos culturais com este rara peça da organaria portuguesa.
Depois desse dispendioso restauro seria contraproducente que esse valioso equipamento datado de 1743, fosse votado ao esquecimento.
Consciente desse risco e atendendo às circunstâncias do antigo organista titular dos órgãos do Santuário de Fátima e atualmente organista titular do órgão ibérico do Mosteiro de Arouca, ter passado a residir em Arouca, a Real irmandade da Rainha Santa Mafalda e a Paróquia de Arouca recorreram aos conhecimentos e larga experiência do professor Nicolas Roger para iniciarem uma pequena escola de órgão, durante o ano letivo que agora chegou ao fim.
A escola funcionou com 5 alunos arouquenses com idades entre os 10 e os 24 anos.
Para mostrar publicamente a prática adquirida por estes alunos na arte de "tanger órgão", a Escola de Órgão da Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda, dirigida pelo Organista Titular do Mosteiro de Arouca, Professor Nicolas Roger, fez a primeira apresentação pública no passado Domingo, dia 26 de junho, no coro das freiras, com uma audição em que foram interpretadas, pelos pequenos organistas, diversas peças dos séculos XVI, XVII e XVIII.
No final da audição a Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda ofereceu a cada aluno um ramo de flores que foi entregue pelo respetivo encarregado de educação.
Embora ainda a dar os primeiros passos, a Escola de órgão vai continuar a funcionar no próximo ano letivo estando já abertas inscrições para novos alunos. As inscrições poderão ser feitas diretamente junto do professor pelos telefones 256926496 e/ou 935643555, ou diretamente na receção do Museu de Arte Sacra do Mosteiro de Arouca, durante o seu horário de funcionamento.
Pensamos que esta primeira audição escolar de órgão foi um momento de grande significado e um importante passo para garantir a continuidade da tradição organística do Mosteiro de Arouca.
José Cerca

Sem comentários:

Em comunhão com o Santo Padre, percorremos nós também a Via Sacra, para agarrar-nos ao madeiro da Cruz, ao longo do mar da vida, e sobretudo...