Viver em comunhão, Formar para a comunhão
Jornada catequética da Vigararia de Arouca-Vale de Cambra
Realizou-se no dia 1 de outubro, no Santuário de Santo António de Vale de Cambra, da paróquia de Vila Chã, uma jornada de reflexão com a presença de cerca de 140 Catequistas, oriundos de algumas paróquias da Vigararia de Arouca-Vale de Cambra. O dia de reflexão foi orientado pelo Bispo Auxiliar do Porto, D.João Lavrador que, a partir do tema diocesano para a pastoral deste ano apresentou alguns pontos de reflexão para os catequistas sobre o que é viver em comunhão e sobre a corresponsabilidade na missão da Igreja.
Após esta reflexão seguiu-se um debate, por grupos, nas instalações do Santuário, a partir de algumas questões colocadas a cada um dos grupos, orientando essa discussão numa tríplice perspetiva do verificar, do reconhecer e do atuar.
A apresentação do resultado desta reflexão, feita em cada um dos grupos, teve lugar, após o almoço partilhado, revelando-se verdadeiramente enriquecedora, sobretudo através dos comentários que D.João Lavrador fazia no fim de cada grupo de questões postas à reflexão dos grupos.
Esta jornada de reflexão catequética vicarial terminou com a celebração da Eucaristia durante a qual teve lugar a cerimónia do compromisso dos catequistas, bem como a entrega dos diplomas àqueles que frequentaram o Curso de Iniciação realizado na Vigararia durante o ano passado.
Durante a celebração foi também organizado um ofertório solene em que foram levados ao altar objetos referentes a cada uma das 13 comunidades paroquiais aí representadas.
No final, e como gesto de agradecimento, cada um dos concelhos que integram a Vigararia, Arouca e Vale de Cambra, ofereceu ao bispo auxiliar do Porto, dois cabazes com produtos caraterísticos de cada um desses concelhos.
José Cerca
Sem comentários:
Enviar um comentário