quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Curso de teologia para leigos

Carismas e ministérios ao serviço na Igreja

Curso de teologia para leigos na Vigararia de Arouca/Vale de Cambra

Com a presença do bispo auxiliar do Porto, D.João Lavrador, iniciou-se no dia 28 de Janeiro, na igreja paroquial de Mansores, mais um curso de teologia para leigos a de correr na Vigararia de Arouca/Vale de Cambra até finais de Março, com sessões às sextas feiras, quer em Arouca, quer em Vale de Cambra.

Subordinado ao tema “Carismas e ministérios ao serviço na Igreja”, o curso deste ano teve a particularidade de se iniciar com a designação de alguns ministros extraordinários da Comunhão (MEC) e de quatro Animadores das assembleias dominicais na ausência do presbítero (ADAP) para serviço de algumas comunidades desta Vigararia.

Sob a coordenação do Vigário Pe. Paulo Teixeira, e presidida pelo bispo auxiliar do Porto, a designação destes quatro animadores para as paróquias de Arouca, Rôge e Macieira de Cambra, esteve perfeitamente integrada no tema geral deste Curso de Teologia para leigos iniciado já há 5 anos em Arouca.

Refira-se que nesta Vigararia, composta por 26 Paróquias, há neste momento 26 ADAPs instituídos, tendo 18 deles sido designados em Setembro passado e os restantes quatro em 1987, numa incipiente experiência pastoral que hoje se revela cada vez mais necessária para a vivência litúrgica e animação pastoral nas nossas comunidades cristãs, em estreita ligação e coordenação com o seu presbítero aí colocado pelo pastor diocesano.

José Cerca

Sem comentários:

Em comunhão com o Santo Padre, percorremos nós também a Via Sacra, para agarrar-nos ao madeiro da Cruz, ao longo do mar da vida, e sobretudo...